fusca v8 com motor na frente e sem porta malas

Super Maquinas: Fusca V8


A cena pode ser considerada, no mínimo, patética. Você pára em um farol e, de repente, ouve o ronco característico de um motor V8 ao seu lado. Olha, olha, e não vê nada, apenas um modesto Fusquinha 1966 com a pintura manchada e equipado com umas rodas estranhas. Com certeza, o ronco não pode vir dele. De repente, o sinal abre, e o tal Fusquinha vai embora, acelerando como um carro esportivo. E não adianta tentar alcançá-lo; com certeza, havia algo de muito estranho naquele carro de aparência modesta.

A final, trata-se de um veterano Fusquinha equipado com motor Ford 302 V8 de Maverick, numa solução bem interessante. Como o motor fica na dianteira e o radiador na traseira, a aparência externa do Fusca quase não foi alterada, e por isso muitos se surpreendem não só com o ronco, mas também com a aceleração de zero a 100 km/h (menos de sete segundos) e velocidade máxima (próxima aos 200 km/h).

Um Fusca V8 (motor de 4.949 cc e quase 200 cv, a gasolina) não é ficção. O Fusca V8 realmente existe e foi descoberto, em São Paulo. Pertence a Paulo Maria Ribeiro, um engenheiro de São Paulo (SP) apaixonado por mecânica e por adaptação de motores atuais em carros antigos (hot rods e street rods). E dele, por sinal, um notável Gordini com motor V8 colocado em posição central que por muito tempo foi uma espécie de "cartão de visita" de seu trabalho. Porém, resolveu vendê-lo e partir para outro projeto, tão ou até mesmo mais complicado que aquele: um Fusca com motor V8 colocado na dianteira!

"Sempre gostei de carros pequenos e potentes",

afirma Paulo ao explicar a razão pela qual resolveu levar adiante seu novo projeto, hoje praticamente concluído, faltando apenas a pintura final.

O primeiro passo foi comprar um Fusca 66, absolutamente original, de um único dono, sem qualquer trabalho de funilaria a ser feita, e um Maverick GT 75; em péssimo estado de conservação, mas do qual foi possível tirar a mecânica completa. Ambos os carros foram totalmente desmontados, de um lado ficou a mecânica do Maverick, de outro a carroceria do Fusca, separada de sua plataforma (chassi e assoalho).

De acordo com o proprietário, que afirma ainda não ter chegado a andar no limite do carro, a velocidade máxima alcançada por enquanto foi quase de 200 km/h, indicada no velocímetro de Maverick que foi instalado no painel em lugar do original. O painel devera ainda receber outros instrumentos, como por exemplo um marcador de temperatura, para manter o potente motor 302 V8 sob controle. Ouanto a aceleração de zero a 1 00 km/h, esta em cerca de seis segundos, e o consumo, uma vez perfeitamente regulado, e estimado em 10 km/litro, andando em estrada sem exigir.a fundo o motor V8. Mas e pouco provável que Paulo resista a abusar da potencia desse motorzão. E quem resistiria?



12 comentários:

Anônimo disse...

CARAMBA,
hauhauha eu detesto fusca
mas com um motor deste heheheheh
aff, eu venderia meu ap soh para te-lo em maos hehehe...

Hahahaha disse...

Patcha grila...
Que lindo mano...
Só fiquei na duvida do step...
onde fica?

misa disse...

cara; queria saber como vc fez com a suspensão dianteira,mano que carro irado,valeu mesmo.

misa disse...

queria saber se tem como usar um motor AP na dianteira támbem?

Sidi xikexou disse...

Olá, venho através deste perguntar-lhe se tem preço pra venda essa "super máquina", caso tenha ficarei aguardando contato pelo meo msn: sidimar_chaveiro@hotmail.com, sou do interior do estado de São Paulo, sem mais, grato

Sidi xikexou disse...

Olá, venho através deste perguntar-lhe se tem preço pra venda essa "super máquina", caso tenha ficarei aguardando contato pelo meo msn: sidimar_chaveiro@hotmail.com, sou do interior do estado de São Paulo, sem mais, grato

Augusto disse...

gostaria de saber onde foram feitas as modificações.se possivel mande a informação para este e-mail.
augusto.cremonesi@gmail.com.
estou querendo fazer as mesmas modificações no meu.fusca 74 só que com motor de gol 86 1.8

Augusto disse...

agradeço as informações.

danniel alves disse...

gostei muito desse fusca , desde pequeno sou apaixonado por fusca. acabaei de comprar o meu e gostaria se posivel fotos mais detalhadas ou ate um progeto gostaria de saber como fica a parte de baixo (fotos se possivel) e oque acontece com suspençaõ dianteira e o chassis! se puder responder... danniel_alves@yahoo.com.br

kleiton disse...

o estepe é notável que o antiguinho não tem mesmo assim anda... mais ONDE ESTA O TANQUE DE GASOLINA...

caralho trabalho de engenharia mecânica perfeito

carro finíssimo.

Binho's disse...

Amigos, esse carro foi do meu tio, sei responder algumas perguntas sobre ele!
Quanto ao estepe, foi feita uma adaptação interna, o banco traseiro é cortado, nas costas do motorista está localizado o estepe.
Naquele vão atrás do banco traseiro ficou além do radiador e das ventuínhas, ficou o tanque de combustível também!

Meu nome é Glauber e meu contato é binho.meneghetti@gmail.com caso alguém queira saber mais, posso tentar ajudar!

Anônimo disse...

caros amigos!... o fuska e o carro mais vendido e mais querido do mundo.portanto axo no minimo ridiculo alguem dizer q o detesta. mas a vida e assim mesmo nao e.quanto ao fuska com motor v8, com certeza ficou um maquinaço.parabens ao criador pelo bom gosto e ousadia d seu projeto. forte abraço. cjm