Guerra da Indiferença


As mudanças climáticas alteram a temperatura global, num intenso aquecimento, provocando o descongelamento das geleiras do Pólo Norte. Aumentando assim, o volume das águas oceânicas, provocando maremotos e inundações de áreas costeiras. O número de furacões é cada vez maior, o aquecimento também tem provocado secas, a escassez da água, começa a preocupar o mundo e a limitação da energia fóssil inspira cautela.
E, o quê os habitantes de Gaia têm feito para reverter, ou ao menos amenizar este processo de resposta às agressões da natureza?
Nada. A indiferença e a frieza, com que a humanidade olha para a natureza e seus recursos, mostra a profunda despreocupação com a sobrevivência das futuras gerações. O limite foi rompido, a ambição capitalista do ser humano conseguiu alterar o equilíbrio do meio ambiente, as conseqüências desses atos, estão aparecendo cada vez mais intensificados, e prometem mudar o ciclo climático do Planeta, podendo levar à extinção, toda uma espécie.
A sociedade planetária precisa conscientizar-se urgentemente, de que as questões ambientais necessitam de sua extrema atenção e acima de tudo, de uma ação imediata. É preciso economizar recursos naturais, reduzir os impactos ambientais, assim como a liberação de gás carbônico na atmosfera, a poluição das águas e o desmatamento, entre tantas ações degradativas provocadas pelo homem.
A consciência sócio-ambiental depende de nossas ações, o planeta precisa de uma sintonia única em prol da preservação da natureza, medidas drásticas em relação aos problemas ambientais a nível global e principalmente, da perpetuação da vida em Gaia.
Silviane Linque Francischetti
Tecnóloga em Gestão Ambiental

e-mail: fontedomaracaja@hotmail.com

Nenhum comentário: