Um Passeio em Paraguaçu Paulista

Esse é meu artigo de estréia no blog, onde falaremos sobre diversos assuntos, tais como turismo, noções de administração e contabilidade.
Aproveitando um pouco esse período de férias, mesmo já estando no finzinho de janeiro, falaremos um pouco de uma pequena cidade no interior do Estado de São Paulo, Paraguaçu Paulista, cidade elevada à categoria de Estância Turística no ano de 1997, distante 465 km da capital, rumo ao oeste. E o que esta cidade tem de tão especial?
Bom, como em toda pequena cidade desse imenso Brasil, o que mais chama a atenção é a hospitalidade de seu povo.
Ok, mas estamos aqui para falar de suas atrações, muitas delas singelas, outras um pouco mais grandiosas.
Começando pela área rural, a cidade conta com inúmeros atrativos, na área de camping e pesca, destacando-se o Recanto Brinco de Ouro, com um enorme lago e diversas outras atrações como o Cristo Redentor e um museu. Continuando na área rural, no distrito de Conceição do Monte Alegre, lugarzinho aconchegante, com muitas passagens históricas do tempo dos tropeiros, na época da colonização do oeste paulista. Pioneiros que deixaram no lugar suas marcas culturais até hoje presentes.
Na área urbana do município, diversos atrativos se destacam, tais como a Fonte Luminosa, de arquitetura marcante para a época de sua construção, onde jatos d’água dançam sob diversos refletores coloridos. O Jardim das Cerejeiras, marco da colonização japonesa, até hoje preservado, reproduz um pedacinho dos jardins do Japão. As Thermas de Paraguaçu, com suas águas quentes e propriedades terapêuticas, surgiu quando da perfuração de um poço pela Petrobras, e hoje é o maior símbolo do turismo em Paraguaçu Paulista. Possui em sua área um enorme bosque com milhares de arvores de mais de 150 espécies diferentes. É um lugar perfeito para lazer e descanso, contando também com um aconchegante hotel.
E finalizaremos esse artigo voltando ao passado em uma Maria Fumaça, trem totalmente restaurado, doado por uma das famílias pioneiras do município, e que homenageia o passado da cidade, que cresceu sobre os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, numa época em que a região fervilhava de pessoas dispostas a construir ali, naquele pedaço de chão, o futuro de suas famílias.

Fontes para pesquisa:
http://www.estanciaparaguacu.sp.gov.br/
http://www.camaraparaguacu.sp.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paragua%C3%A7u_Paulista
http://www.folhadaestancia.com.br


Silvio Carlos Francischetti Junior
junior.marechalrondon@gmail.com

Nenhum comentário: