Amor animal

Essa é a história de Tonhão e Juma, uma onça pintada de 16 anos, que foi encontrada no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e surpreendeu os biólogos.

“A onça pintada é um animal ameaçado de extinção no país, chegando quase a desaparecer de dentro do parque nacional”, aponta o biólogo do Parque Nacional do Iguaçu Jorge Pegoraro.

Tonhão veio de Ilha Solteira, noroeste de São Paulo, para ser o companheiro de Juma.
Primeiro dia: nada. “Segundo dia: nós estamos torcendo para que eles saiam da paquera e iniciem o namoro”, conta o veterinário do Refúgio Biológico Bela Vista Wanderlei de Moraes.

Mas a aproximação parecia ainda mais difícil. “As onças têm hábitos solitários. Elas só se juntam na época do acasalamento. A aproximação é lenta”, explica o veterinário do Refúgio Biológico Bela Vista Wanderlei de Moraes.

Até os passarinhos estavam mais inspirados. Dias, semanas se passavam, e uma ameaça pairava. “Pode acontecer de ela não aceitar esse macho”, acredita o veterinário do Refúgio Biológico Bela Vista Wanderlei de Moraes.

Foram 30 dias de rejeição, até que esta semana, o milagre aconteceu. Os biólogos esperam, para daqui a três meses, o fruto desse amor que custou a desabrochar.

Nenhum comentário: