INTELIGÊNCIA... EMPÍRICA!

Para mim, o talento da Inteligência é o dom maior que possuímos, no entanto, Ela tem que ser interpretada e passar por um crivo de aprendizado e conseqüência lógica insofismável, para surgir esplendorosa e fidedigna em nossos pensamentos ou, onde irá ser projetada!
Até os débeis mentais e boçais têm a inteligência nata, a diferença da sua projeção se dá em razão da má interpretação lógica da sua posse, que a deixa sem evolução nos meandros da suas mentes parvas.
As Faculdades e Escolas em geral, quaisquer que sejam elas, não conseguem incutir nos seus alunos a inteligência aprimorada, conseqüente e com veracidade! Exatamente, pelo fato Dela já existir na mente dos educando, na forma primária do seu recebimento, portanto, o que faz o professor dos educandários é, tão somente, aprimorar os alunos nas sendas dos seus ensinamentos didáticos, não fora assim, todos os alunos, ao final do curso, estariam em primeiro (ou último) lugar e, também, os Empíricos não lograriam nenhum êxito ao digladiarem, discutindo, com os alunos, mestres e doutores.
A Inteligência nos foi doada pelo Criador de Tudo, exatamente, para nos distinguir dos animais irracionais, aos quais, deu o instinto de sobrevivência! Dando a nós a forma perfeita para a mossa caminhada pelos caminhos da vida, usufruindo Dela à abertura e, cobertura, dos itinerários a serem delineados ao viajor, porém, essa mesma inteligência, má interpretada, dolosamente ou, culposamente, poderá nos levar ao abismo existencial e, conosco, levar a hecatombe quem, inadvertidamente, seguir os nossos passos ou sugestões.Aprimorar a Inteligência não quer dizer que ela seja, em seu resultado, perfeita! Pois, a perfeição precisa de uma resultante do desejado e, nem sempre, do ideal almejado! A Inteligência só será aprimorada se surtir o efeito desejado pelo seu possuidor, onde, às vezes, Ela é utilizada para o “Mal” físico ou circunstancial.
De toda a forma, a Inteligência é que norteia os eventos a serem seguidos!O que é lamentável é presenciar mentes gabaritadas a praticarem a Inteligência em proveito próprio, a seu bel-prazer, e em desalinho de ordem dos demais presentes ou, ausentes, como é ocaso da maioria das nossas Leis e Regulamentos arcaicos, principalmente a Penal, onde se vê , lê e ouve, diariamente, pessoas sendo execradas em público sem terem sido julgadas e condenadas e, pior, sem provas fundamentadas contra Elas, se baseando, apenas, em indícios de culpabilidades.
Amigos! Usem com sabedoria, perspicácia e veracidade lógica e comprovada, analiticamente, a sua Inteligência! E verás que não serás, jamais, suplantado pelos entraves lhes colocados à frente!
Os CAMINHOS estão sempre à nossa frente e dispostos a nos dar passagem, o difícil, é percorrê-lo com dignidade, acertos e... INTELIGÊNCIA! Sem se enxovalhar com os acenos vulgares das “margens”!Se alguém, seguindo a seqüência desse modesto texto, alcançou este termo de finalização, já me dou por vencedor e, com... Méritos!Tal leitor passou pela sala de visitas, entrou em diversos aposentos novos e, até, reservados, observou tudo o que inseri e, de certa forma, esteve em comunhão com os meus pensamentos e idéias, ainda que tenha discordado de alguns dos tópicos. Todavia, aqui chegando, é certo que tenha gostado, caso contrário, não estaria a ler este final, e o texto já teria sido jogado numa gaveta, quiçá, numa lixeira qualquer!Dessa forma, resta-me apenas agradecer a deferência, e constatar que consegui um verdadeiro amigo, através da magia, que é a reunião das letras e das idéias, em direção de uma jusante de paz para o “mar da tranqüilidade”.Desculpem-me a jactância, todavia, ela é resultado da felicidade de ter sido lido por Alguém num país em que a maioria de nós, neófitos escritores, é nominada, furtivamente, de... Ninguém!
Sebastião Antônio BARACHO.
Fone: (31) 3846-6567.

Nenhum comentário: